olimpvs

Deuses

Zeus

O deus dos deuses do Olimpo. Na partilha do poder sobre o mundo, couberam-lhe os céus e a terra, enquanto a Posídon coube o mar e a Hades o mundo subterrâneo. Como deus da luz, produzia todos os fenómenos atmosféricos como a chuva, a neve, o bom ou o mau tempo… Era ele que garantia a ordem entre os deuses e a justiça entre os homens. Uma das suas armas era o raio, com que rasgava os céus em sinal do seu desagrado. O mesmo acontecia com o trovão, que ribombava quando ele estava zangado. A sua esposa (e irmã) era Hera, embora se tenha unido a várias outras deusas e ninfas, bem como a muitas mortais. Teve, por isso, como se imagina, muitos filhos. O animal que o representa é a águia. A árvore que lhe estava consagrada era o carvalho: era o murmúrio das folhas do carvalho que os sacerdotes interpretavam em função da vontade do deus.

Atena

Deusa da inteligência, era filha de Zeus, de cuja cabeça saiu já envergando uma armadura. Protetora de heróis (como Ulisses, que ajudou a regressar à pátria após o fim da guerra de Troia), e de muitas cidades, a principal das quais Atenas, os seus símbolos são, enquanto deusa guerreira, a égide (uma espécie de couraça que lhe protegia o peito), o elmo e a lança, e, como patrona das artes da paz e da civilização, a oliveira. O seu animal favorito era a coruja.

Afrodite

É a deusa do Amor. Muito bela, teve muitos amores, divinos e mortais, do mesmo modo que inspirava sentimentos de paixão a quem bem entendia, por vezes como forma de se vingar de quem a afrontava ou desprezava. Os seus animais favoritos eram as pombas, que puxavam o carro em que se deslocava. As plantas que preferia eram a rosa e a murta.

Apolo

Filho de Zeus e irmão de Ártemis, é um deus muito belo, de longos cabelos. É deus do sol, da música e da poesia, bem como da adivinhação. Mas era também um deus guerreiro. Não admira, pois, que os seus atributos incluam a lira, o arco e as flechas, e as folhas de loureiro que simbolizam o poder da poesia e a inspiração. Entre os animais que lhe estão associados, contam-se os cisnes, que puxam o carro em que se desloca.

Posídon (também conhecido como Poséidon)

É o deus dos mares, irmão de Zeus. Como tal, pode provocar ou amainar tempestades, tal como pode fazer jorrar fontes dos rochedos. O seu poder é representado pelo tridente que empunha sempre. Diz-se que foi ele que deu o primeiro cavalo aos homens. Dos seus muitos amores nasceram geralmente gigantes adversos aos homens e à navegação, como Polifemo, o Ciclope que quase ia devorando Ulisses. Deslocava-se num carro puxado por animais monstruosos e rodeado por uma multidão de criaturas marinhas, entre os quais golfinhos, e por Nereides, as ninfas do mar.

O conteúdo desta página é da responsabilidade do

Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa