olimpvs

16.05.2021

Escolas participantes no Fogo de Prometeu, uma iniciativa PNL e Olimpvs.net

As obras gregas Ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero, por muitos consideradas obras fundadoras da literatura ocidental, inspiraram escritores e poetas de todos os tempos, contribuindo para a nossa cultura, valores morais, estéticos, políticos e filosóficos.

Quem nunca ouviu falar de Prometeu, Ulisses, Aquiles, Apolo, Ícaro, Hermes, Édipo, Afrodite ou Medeia …?

A mitologia clássica oferece-nos um conjunto de extraordinárias narrativas, cujos heróis povoam o nosso imaginário e têm inspirado protagonistas de filmes, peças de teatro, obras literárias e artísticas, entre outras, que constituem uma referência incontornável do pensamento e cultura ocidental.

É neste contexto da mitologia grega e dos seus super-heróis que surge O Fogo de Prometeu, projeto que desafia as escolas a desenvolverem estratégias de leitura de natureza científica e literária, com o propósito de criar um videojogo ou uma banda desenhada e respetivos guiões.

Fogo de Prometeu foi uma iniciativa destinada aos alunos dos ensinos básico e secundário e resultou de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Olimpvs.net.

 

As escolas  apoiadas este ano foram:

AE Dr. Serafim Leite,  São João da Madeira;

Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, Santo Tirso;

AE Gil Vicente, Urgeses, Guimarães.

 

Conheça os trabalhos desenvolvidos aqui.

 

 

 

« |