olimpvs

31.10.2017

«Clássicos em Rede» – sessão de lançamento

O lançamento oficial do projeto «Clássicos em Rede» decorreu a 30 de outubro, no Museu de Lisboa -Teatro Romano.

O jornal Público conta aqui como foi, num texto de Rita Pimenta, intitulado «Clássicos nas escolas ajudam a ler (e a melhorar) o mundo».

A animada sessão contou não apenas com participação da Comissão Organizadora, à qual as autoras Olimpvs.net pertencem, como também com a presença do Diretor da Faculdade de Letras, Paulo Farmhouse Alberto, e da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, na impossibilidade de estar presente, enviou uma nota escrita onde, para além de manifestar em seu nome e do ministério o apoio ao projeto, recordou a importância da cultura clássica, com afirmações inequívocas como «Estudar a cultura clássica é abrir os olhos para o que nos rodeia».

A sessão foi ainda animada pelos alunos da Escola Básica de Mafra, que realizaram um jogo interativo para todos os presentes, e da Escola Secundária Leal da Câmara, que interpretaram uma pequena peça de teatro em latim.

Rui Fonseca (FLUL) e Catarina do Espírito Santo mostram ainda aos alunos as múltiplas relações entre o nosso mundo e os clássicos, o primeiro, falando transversalmente sobre questões de etimologia e referindo-se, por exemplo, ao conhecido feiticeiro Harry Potter, a última, relacionando as perguntas e inquietações dos antigos com  o conhecimento científico atual, nomeadamente da Física.

Esta foi uma tarde simbólica recheada de esperança na promoção da cultura clássica, sendo que o projeto contempla, para já, duas propostas concretas para as escolas: sessões temáticas, cujo agendamento pode ser feito aqui, assumindo as autoras Olimpvs.net os temas «Personagens e mitos», e um concurso, as Olimpíadas da Cultura Clássica.

 

IMG_357322852193_1483539051699427_5291224168085507130_n1

 

« |